quarta-feira, 15 de julho de 2009

Mídias Digitais

Muito vem sendo falado sobre os avanços tecnológicos e a grande revolução que vem sendo processada na sociedade em razão de tais avanços. Vivemos em uma chamada Sociedade de Informação.
A atividade proposta pede que seja feita uma pesquisa sobre Mídia Digital como fonte de pesquisa nos trabalhos desenvolvidas em sala de aula. Desenvolvendo essa atividade pode encontrar vários links explicando o que vem a ser, e para quê ser a mídia digital.
Já o site wikipédia faz a sua descrição de mídia digita como: termo mídia digital (opósito de mídia analógica) refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais.
O site Foton faz a seguinte refência sobre midias digitais "Mídias digitais são suportes eletrônicos à veiculação de conteúdos fundamentados em aparelhos de leitura digital, como é o caso de um computador, um leitor de mp3, um projetor multimídia, um celular e outros." Cada um a sua maneira faz sua referencia, assim como esse: O Grupo de Pesquisa Mídias Digitais reúne pesquisadores interessados nas características, nos condicionantes e nos desdobramentos socioculturais da comunicação tecnologicamente mediada. Nossas investigações enfatizam as questões decorrentes do cenário técnico e tecnológico contemporâneo, sendo portanto a identidade do Grupo fundada a partir de seu objeto de estudo.
Ao optar por não se estabelecer a partir de afinidades teóricas ou metodológicas a priori, o Grupo Mídias Digitais se posiciona a favor da construção de arcabouços teórico-metodológicos específicos para cada problematização. Com isso, os diferentes pesquisadores contribuem para a amplitude e variedade das teorias mobilizadas pelo grupo, complexificando suas perspectivas individuais sem prejuízo para sua identidade como investigadores. Do mesmo modo, as abordagens multi-metodológicas caracterizam as pesquisas de todos os integrantes e de cada um individualmente.
O acesso à informação significa, antes de tudo, o rompimento do controle dos conglomerados de comunicação e o fim das benesses oferecidas pelos Estados a esses grupos. Seria o fim do monopólio da informação unidirecional do centro (grupos dominantes) para a periferia (explorados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário